quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tema do projeto: Preservação dos nossos Mananciais de Água

Projeto desenvolvido na Escola Municipal Professora Olga Hannun de Castro Rosa (Morrinhos-Goiás)


  • Como os alunos se envolvem?

Observamos que os alunos se interagem bastante quando as aulas são planejadas de maneira integrada e com resultados concretos no final. Os alunos do 4º ano aceitaram bem a proposta da atividade sugerida, onde todos os alunos foram envolvidos no projeto com o tema: Água do nosso município.


  • Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?

Ao final do projeto trabalhado observamos que os alunos captaram a mensagem “tema do projeto”.

  • A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?

Sim.

  • O que conseguem fazer e perceber?

Os alunos desenvolveram bem as atividades propostas e com bastante entusiasmo.

  • Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?

Alguns alunos têm dificuldades na pesquisa dos assuntos propostos e na hora da confecção dos cartazes alguns alunos não conseguiram expressar seu raciocínio.


  • Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?

Cooperação, organização, raciocínio, diálogo entre outras coisas.

  • De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?

Os alunos se relacionaram bem em duplas, colaborando mutuamente no desenrolar da atividade.

  • As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?

As vezes duplas se ajudavam e outras vezes a ajuda se dava entre as duplas. Ajudavam-se tirando a dúvida uns dos outros numa troca de informações de maneira que ao final chegavam em um consenso.

  • Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos?

Em todas as duplas os objetivos foram alcançados, porém em algumas duplas com mais facilidade e em outras com mais dificuldades, porém ao final com ajuda dos educadores todas conseguiram.

  • Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?

O trabalho em grupo, o diálogo, desenvolvimento do raciocínio lógico, cooperação, entre outros.

  • Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?

Não sabiam que a nascente do córrego Maria Lucinda era tão perto e com tão pouca água e que as águas para nascerem dependem das matas.

  • Como foi a condução da atividade pelo professor?

O professor conduziu bem os trabalhos visto que os objetivos estavam bem planejados e bastante claros.

  • Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?

Foi direcionada, porém a professora deixou também que os alunos trabalhassem de maneira livre.

  • Os equipamentos funcionaram a contento?

Sim.

  • Os programas funcionaram a contento?

Sim.

2º Momento

Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem-se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo, e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos. Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala:

  • A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?

Sim.

  • A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?

A todos.

  • O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?

Todo o projeto.

  • Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?

Não.

  • Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?

Treinamento em navegação na Internet.

  • Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?

Sim.

  • Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?

O conhecimento acontece de forma natural e deve ser construído pelo aluno com motivação.

  • Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?

Sim. Apenas a maneira de condução e a maneira de trabalhar o assunto deve ser condizente com as turmas a serem trabalhadas.

  • Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?

Sim. No entanto os trabalhos foram desenvolvidos de maneira interdisciplinar e transversal.

  • A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela?

Em relação a ficha de acompanhamento da atividade, somente os alunos do 4º e 5º ano conseguem preenche-la com êxito, porém, esse processo geralmente é feita pela professora e dinamizadora do laboratório de informática.




Nenhum comentário:

Postar um comentário