Projeto desenvolvido na Escola Municipal Professora Olga Hannun de Castro Rosa (Morrinhos-Goiás)
- Como os alunos se envolvem?
Observamos que os alunos se interagem bastante quando as aulas são planejadas de maneira integrada e com resultados concretos no final. Os alunos do 4º ano aceitaram bem a proposta da atividade sugerida, onde todos os alunos foram envolvidos no projeto com o tema: Água do nosso município.
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Ao final do projeto trabalhado observamos que os alunos captaram a mensagem “tema do projeto”.
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
Sim.
O que conseguem fazer e perceber?
Os alunos desenvolveram bem as atividades propostas e com bastante entusiasmo.
Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
Alguns alunos têm dificuldades na pesquisa dos assuntos propostos e na hora da confecção dos cartazes alguns alunos não conseguiram expressar seu raciocínio.
Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Cooperação, organização, raciocínio, diálogo entre outras coisas.
De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
Os alunos se relacionaram bem em duplas, colaborando mutuamente no desenrolar da atividade.
As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
As vezes duplas se ajudavam e outras vezes a ajuda se dava entre as duplas. Ajudavam-se tirando a dúvida uns dos outros numa troca de informações de maneira que ao final chegavam em um consenso.
Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos?
Em todas as duplas os objetivos foram alcançados, porém em algumas duplas com mais facilidade e em outras com mais dificuldades, porém ao final com ajuda dos educadores todas conseguiram.
Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
O trabalho em grupo, o diálogo, desenvolvimento do raciocínio lógico, cooperação, entre outros.
Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
Não sabiam que a nascente do córrego Maria Lucinda era tão perto e com tão pouca água e que as águas para nascerem dependem das matas.
Como foi a condução da atividade pelo professor?
O professor conduziu bem os trabalhos visto que os objetivos estavam bem planejados e bastante claros.
Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Foi direcionada, porém a professora deixou também que os alunos trabalhassem de maneira livre.
Os equipamentos funcionaram a contento?
Sim.
Os programas funcionaram a contento?
Sim.
2º Momento
Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem-se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo, e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos. Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala:
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
Sim.
A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
A todos.
O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
Todo o projeto.
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
Não.
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Treinamento em navegação na Internet.
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim.
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
O conhecimento acontece de forma natural e deve ser construído pelo aluno com motivação.
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Sim. Apenas a maneira de condução e a maneira de trabalhar o assunto deve ser condizente com as turmas a serem trabalhadas.
Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Sim. No entanto os trabalhos foram desenvolvidos de maneira interdisciplinar e transversal.
A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela?
Em relação a ficha de acompanhamento da atividade, somente os alunos do 4º e 5º ano conseguem preenche-la com êxito, porém, esse processo geralmente é feita pela professora e dinamizadora do laboratório de informática.


Nenhum comentário:
Postar um comentário