quinta-feira, 27 de maio de 2010

Planejando uma atividade usando mídias digitais.

Planejando uma atividade usando mídias digitais.
Disciplina: Geografia
Turma: 6º semestre – EJA
Escola Municipal Celestino Filho
Introdução
Sabemos que o aquecimento global é uma realidade atualmente e que o efeito estufa é responsável por grande parte dele. Mas sem o efeito estufa seria impossível vivermos no Planeta Terra, pois, a temperatura aqui seria em torno de -36º.
Mas o que é efeito estufa? Quais são os agentes responsáveis pela intensificação desse processo?
Em parceria com a Professora de Geografia dessa escola iremos solucionar esta e outras questões desenvolvendo a atividade prática relacionada abaixo.
Objetivos
1.Mostrar como funciona o efeito estufa a partir da simulação de uma estufa.
2.Explicar o comportamento da radiação solar quando entra na atmosfera terrestre e a influência dos gases na temperatura da Terra.
3.Compreender o processo do efeito estufa, por que ele ocorre,
4.Descobrir que o efeito estufa sempre existiu, pois sem ele não seria possível a vida no planeta Terra.
5.Explicar como ocorre o efeito estufa.
6.Conseguir identificar os mecanismos e ações que minimizem a intensificação desse processo.
Etapas das atividades.
Primeiramente os professores darão uma aula sobre o efeito estufa para os alunos do 6º semestre da EJA segunda etapa (equivalente a 8ª série). Logo depois os alunos vão para o laboratório de informática fazerem pesquisas sobre o tema proposto e assistir os vídeos sobre o assunto. Depois em aula prática os alunos desenvolverão um experimento sobre o efeito estufa em sala de aula explicando o ocorrido. A aula será gravada com câmara digital.

Materiais a serem providenciados para a execução do experimento:
1 Caixa de papelão
Um rolo com papel alumínio
Um rolo de filme (plástico)
2 termômetros
Uma lâmpada com luz intensa (holofote).
2 copos com água iguais.
Uma tesoura.
1 fita adesiva.
Procedimentos:
1.Forre o interior da caixa com o papel alumínio e coloque um dos copos com água dentro da caixa.
2.Tampe a caixa com o filme plástico.
3.Coloque o segundo copo e a caixa preparada anteriormente sob a luza do Sol ou do holofote.
4.Após dez minutos, abra a caixa e sinta com o dedo ou meça com o termômetro a temperatura da água, verificando qual dos copos está com a água mais quente.
5.Descrição da atividade
OBS.: Será montada uma apresentação sobre o tema proposto com vídeo e apresentação em Power Point, posteriormente será apresentado o trabalho final a outras turmas da escola.
Recursos necessários:
1.Internet (vídeos sobre o tema e sites sobre o assunto),
2.Data show,
3.Câmara digital.
Obs.: A Internet está disponível na Escola bem como o Data Show e Câmara digital, porém nosso laboratório de informática esta em fase de reforma (implantação de um novo), as novas máquinas ainda não chegaram. Temos apenas cinco computadores funcionando com acesso a Internet (máquinas antigas), mas com um bom planejamento da para trabalhar.
Pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos:
Os alunos devem ter noções sobre as substâncias (gases) presentes na atmosfera, o processo de irradiação solar, albedo. Também devem ter noções sobre os ciclos da água, nitrogênio, gás carbônico.
Formas de avaliação:
Os alunos serão avaliados quanto a colaboração em trabalho em grupo, dedicação, organização.
Após as pesquisas nos sites recomendados e assistirem aos vídeos propostos, os alunos farão um experimento sobre o efeito estufa explicando-o o qual será gravado para posteriormente apresentá-lo a outros alunos.
Os farão apresentação do experimento a outros alunos e um relatório sobre os resultados do mesmo.
Fontes de Pesquisas:
CD Mudanças Ambientais Globais: (Coleção Explorando o ensino; v.13).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa.
http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm.
http://www.youtube.com/watch?v=JD6rbme7Ihk.
http://video.google.com.br/videoplay?docid=6378491474977773236&ei=45SOS5-EG6fuqwLmiq11&q=efeito+estufa&hl=pt-BR#
http://video.google.com.br/videoplay?docid=6378491474977773236&ei=45SOS5-EG6fuqwLmiq11&q=efeito+estufa&hl=pt-BR#docid=-7374626294223575608
BIBLIOGRAFIA

Oliveira, Gilvan Sampaio de.
Mudanças climáticas: ensino fundamental e médio / Gilvan Sampaio de Oliveira, Neilton Fidelis da Silva, Rachel Henriques. – Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.
348 p. -- : IL. – (Coleção Explorando o ensino; v.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário